Na série Seres Humanos de Negócios, o psicólogo e consultor de empresas José Ernesto Bologna aborda como podemos manter os valores humanos fazendo negócios em uma cultura em que a excelência, o pragmatismo e a competição nos desafiam constantemente.

Ampliação de consciência e espiritualidade

Na segunda etapa da série “Seres Humanos de Negócios”, o psicológo e consultor de empresas José Ernesto Bologna abre espaço para entrevistas que trazem a contribuição das Ciências Humanas ao mundo corporativo. No 24º programa da série, Bologna conversa com a Dra. Vera Helena Camará de Azevedo e Souza, que aborda questões convergentes sob o…

Feminino e plural: O Papel da Mulher Pós-Moderna

As mudanças sociais ocorridas no século 20, em especial, as alterações da estrutura da família nuclear e suas consqüências são o tema da entrevista de José Ernesto Bologna com a dra. Vera Maluf, psicóloga e mestra em Psicologia Clínica pela PUC de São Paulo.

Desafios da Educação

Após uma bem-sucedida carreira no mercado financeiro, com destaque para a sua trajetória no Banco Garantia, Claudio Haddad tem se dedicado ao setor educacional desde 1999. O ex-diretor do Banco Central ocupa, atualmente, o cargo de presidente do IBMEC-São Paulo, instituição de ponta que vem formando, economistas e administradores sob uma ótica mais humanista. Engenheiro e doutor em Economia, Claudio Haddad é o entrevistado de José Ernesto Bologna na série “Seres Humanos de Negócios”. Na conversa com o psicólogo e consultor de empresas, Haddad fala sobre as limitações culturais e os potenciais do país em tempos de globalização. Comenta, ainda, sobre as reformas que são necessárias ao Brasil, em especial ao papel do Estado na Educação.

Educação e Negócios

A transferência de conhecimentos do mundo corporativo para o mundo educacional. O empresário de Educação Eduardo Wurzmann, da Veris Educacional – que engloba o IBTA (Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada) e o IBMEC – conversa com o psicólogo José Ernesto Bologna sobre o conceito de negócios na Educação. Em mais um programa da série “Seres…

Somatória de prática e reflexão

No Brasil, a legitimidade da negociação passa primeiro pela prova de que somos honestos. No entanto, essa representa uma das muitas dificuldades que enfrentamos no processo de negociação por aqui. Os interesses, a racionalidade, a base conceitual, os conflitos trabalhistas e as múltiplas alternativas criadas no desenvolvimento da negociação são debatidos no vigésimo programa da…

Brasilidade nos negócios

Com a proposta de construir empresas brasileiras bem-sucedidas, também em dimensões internacionais, Marcelo Araújo migrou da gigante petroleira Shell para importantes companhias nacionais. Após uma trajetória de êxito pela Natura e CSN, o executivo chegou ao grupo Camargo Corrêa, em que é membro do conselho de administração e responsável pelas estratégias de negócios do grupo,…

Desafios da identidade corporativa

Globalizantes e globalizados, as vantagens da mundialização, o predomínio das políticas corporativas internacionais, o papel das organizações na vida contemporânea, a formação e a sucessão de líderes em instituições multinacionais atuantes no mercado brasileiro. Esses são alguns dos pontos de destaque no bate-papo entre José Ernesto Bologna e Luiz Fernando Giorgi, da LFG Consultoria, sobre…

Subjetividade & Objetividade

Em entrevista a José Ernesto Bologna, o vice-presidente mundial de software da IBM, o brasileiro João Pedro Perez, aborda temas como a importância do humanismo na formação tecnológica e a velocidade da construção do conhecimento. No décimo sétimo programa da série “Seres Humanos de Negócios”, o executivo da IBM fala, ainda, sobre a melhora de…

Humanização das relações

Na terceira entrevista da nova etapa da série “Seres Humanos de Negócios”, o consultor de empresas e psicólogo José Ernesto Bologna conversa com Carlos Ferreira, vice-presidente da Vertical de Finanças da Oracle América Latina. No bate-papo exclusivo, Carlos Ferreira comenta sobre o perfil do profissional no segmento da Tecnologia da Informação. O executivo aborda, também,…

Desenvolvimento econômico e humano

O Brasil é uma das principais economias do mundo, porém apresenta um hiato em relação ao capital humano. E a educação é apontada por Sérgio Rodrigues, presidente da Tata Consultancy Services Brasil, como a principal ferramenta para a inclusão econômica e social no país. Em bate-papo exclusivo com o consultor José Ernesto Bologna, Sérgio Rodrigues…