Arquivo da categoria: Profissão TI

O canal Profissão TI quer explorar de perto o trabalho com Tecnologia da Informação e entender seus vários caminhos, mostrando as excelentes oportunidades de carreira que esse mercado oferece, inclusive para recém-formados.

Profissão TI: Débora Palermo, Sandra Vaz e José Caodaglio, da ORACLE

OracleDessa vez temos um programa um pouco diferente: o Profissão TI esteve no Oracle Open World, o principal evento para clientes, desenvolvedores e parceiros da Oracle aqui na América Latina. Em pleno evento, conversamos com três executivos da empresa sobre sua percepção do momento e das oportunidades no mercado de trabalho em TI, como eles veem a formação do profissional e as qualidades que devem ser desenvolvidas. Falamos com Débora Palermo, Gerente Senior da Oracle University, com Sandra Vaz, Vice-Presidente de Alianças e Canais, e com José Caodaglio, Diretor Senior de Business Intelligence (BI) da Oracle/Brasil. A apresentação é do Prof. Maurício Pimentel, da BandTec.

Profissão TI: Alexandre de Cicco, Presidente da Netpartners – A TI e a Gestão do Negócio

netpartners_logo_s2Tecnologia da Informação é imprescindível para lidar com os grandes volumes de dados de que as empresas dispõem, pois é através dela que se pode gerar valiosas informações à partir do big data. Informações essas que podem ajudar (muito) na gestão otimizada do negócio. E implementar sistemas que deem conta disso é um dos focos da Netpartners Consultoria. No Profissão TI, Alexandre de Cicco, Presidente do Grupo Netpartners, avisa que o mercado de TI está carente de jovens profissionais com boa formação e cheio de oportunidades. Quem comanda a entrevista é o Prof. Maurício Pimentel, da BandTec.

Profissão TI: Marco Filippetti, da Embratel – Redes e Certificação

Marco Filippetti, Consultor da EmbratelMarco Filippetti, consultor da Embratel, fala sobre a nova rede que está surgindo: a internet das coisas. Em breve, a rede estará presente em muito mais do que computadores. Carros, geladeiras, electrodomésticos, casas, também estarão conectados. No Profissão TI, Filippeti também entra no assunto das certificações, como elas funcionam e qual o seu papel na carreira de um profissional de TI. Para Marco Filippetti, a carreira em TI e a área de redes continuarão a crescer e oferecer oportunidades para os bons profissionais. Quem entrevista é o Prof. Maurício Pimentel da BandTec.

Profissão TI: Rodrigo Nasser, da TOTVS

Rodrigo Nasser, da TOTVSRodrigo Nasser é Diretor do Centro de Desenvolvimento da TOTVS, e está no Profissão TI para falar do desenvolvimento internacional da carreira, dentre outros temas. A TOTVS é uma empresa que vem crescendo muito nos últimos anos e hoje é líder no Brasil e na América Latina em software de gestão. Para Rodrigo Nasser, o Brasil está caminhando na direção da integração de hardware, software e internet. E para fazer essa integração precisamos de pessoas. Pessoas bem qualificadas, porque não é um processo simples. E aí estão oportunidades para os profissionais de TI. Quem comanda a entrevista é o Prof. Maurício Pimentel, da BandTec.

Profissão TI: Ricardo Longo, Diretor da FingerTips – Tecnologia Mobile

Ricardo Longo, Diretor da FingerTipsNovo, porém crescendo rápido. Assim é o mercado de aplicativos mobile, voltado para celulares, tablets e dispositivos móveis. Para se ter uma ideia, pesquisas apontam que já há muito mais gente acessando o Twitter e Facebook pelo celular do que pelo computador. Isso é o que nos conta Ricardo Longo, Diretor da FingerTips, empresa líder no segmento de aplicativos e soluções mobile. No Profissão TI, Ricardo nos fala ainda sobre as perspectivas da tecnologia mobile, o trabalho num mercado tão dinâmico como esse e os caminhos para um profissional se destacar na área. Quem comanda a entrevista é o Prof. Maurício Pimentel, da BandTec.

Profissão TI: Alvaro Marinovich, da BMC Software – Computação em nuvem

Alvaro MarinovichArquiteto de Computação em Nuvem. Parece um trabalho interessante? Pois essa é a função de Alvaro Marinovich, da BMC Software. E profissionais de TI podem sim seguir por esse caminho, num momento de boas oportunidades. A computação em nuvem, ou cloud computing, já está presente em nossas vidas, mas agora está chegando com mais força ao Brasil, onde muitas empresas estão preparando a migração para essa forma mais inteligente de organizar seu parques tecnológicos. No Profissão TI, Alvaro Marinovich fala ainda de outras oportunidades, como as que surgem da migração de softwares para o ambiente em nuvem, que não é uma coisa necessariamente simples de ser feita e exige bons profissionais para o trabalho. Quem comanda a entrevista é o Prof. Maurício Pimentel, da BandTec.

Profissão TI: Francisco Blagevitch, Presidente da Asyst International – Empreender em TI

Francisco Blagevitch, Presidente da Asyst InternationalFrancisco Blagevitch fundou a Asyst International há 20 anos, quando saía da faculdade. Hoje, a empresa tem 2500 colaboradores e clientes em mais de 100 países. No Profissão TI, nosso entrevistado defende o empreendedorismo em TI e aponta que o Brasil está vivendo um momento de grandes oportunidades. “Ao sair da faculdade, ao invés de um emprego numa empresa, pense em abrir uma empresa, incentiva. Saiba mais ouvindo o bate-papo descontraído comandado pelo Prof. Maurício Pimentel, da BandTec.

Profissão TI: Ricardo Vaz, do Tribunal de Contas do Estado de SP – A TI na esfera pública

Ricardo Vaz, do Tribunal de Contas do Estado de SP (TCE-SP)A TI é hoje imprescindível para o Estado e a criatividade do profissional para desenvolver soluções inovadoras é fundamental. Ricardo Vaz, do Departamento de TI do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) nos fala dos desafios de se aliar novidade e sofisticação tecnológica com o ritmo dos projetos do Estado. No Profissão TI, Ricardo Vaz explica também as portas de entrada, os caminhos e características da carreira em TI na esfera pública. Quem entrevista é o Prof. Maurício Pimentel da BandTec.

Profissão TI: Marcos Peano, Presidente da BBKO Consulting – Consultoria em TI

Marcos Peano, da BBKO ConsultingMarcos Peano é presidente da BBKO Consulting, uma consultoria focada em gestão empresarial e implantação de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), que fazem a  integração das diferentes áreas de uma empresa (vendas, compras, financeiro, etc.). E como isso tem muito a ver com TI, Marcos Peano apresenta no Profissão TI o trabalho de consultor, mostrando as habilidades e competências necessárias para ser bem sucedido nessa carreira. E ele ressalta: “A vida de consultor é uma vida de projetos e uma vida de grupo“. Quem comanda a entrevista é o Prof. Maurício Pimentel, da BandTec.

Profissão TI: Paulo Iudicibus, da Microsoft – Incentivo e evangelização

Paulo Iudicibus, da MicrosoftPaulo Iudicibus ocupa um cargo que nos EUA é conhecido como “evangelista”. O Diretor de Inovação e Novas Tecnologias, como é mais conhecido no Brasil, tem uma função de fomento às novas tecnologias e iniciativas que surgem no mercado. Então, o bate-papo é sobre inovação e o que vem por aí. E mais: além de explicar o seu trabalho, Paulo fala sobre a importância da Microsoft para o desenvolvimento da TI e nos conta como é trabalhar hoje na empresa. No Profissão TI, o diretor Paulo Iudicibus aborda também alguns aspectos importantes da formação de novos profissionais e ressalta a necessidade de se incluir o inglês no currículo básico. A entrevista é comandada pelo Prof. Maurício Pimentel, da BandTec.